Pesquisar este blog

2leep.com

Qual a diferença entre exercícios aeróbios e anaeróbios?


Entenda o que significam esses termos e quais benefícios esses tipos de atividade física oferecem ao seu organismo.

Você já deve ter ouvido que para conquistar um corpo em forma, é preciso fazer um treino equilibrado, alternando exercícios aeróbios e anaeróbios, mas sabe o que significam esses termos e quais benefícios esses tipos de atividade física oferecem ao seu organismo?

Exercício aeróbio

exercício aeróbio é um exercício contínuo e prolongado, realizado com movimentos não muito rápidos. Estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, porque aumentam o consumo de oxigênio e a frequência cardíaca.
Os exemplos de exercícios aeróbios mais comuns são caminhar, correr, nadar, remar, andar de patins, pedalar e dançar. Todas essas atividades utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Além disso, braços e pernas são movimentados com vigor, por isso aprimoram a resistência cardiorrespiratória e levam a uma boa condição física.
Nestes exercícios a duração dos movimentos influencia mais do que a velocidade da execução para caracterizar se a atividade é suave, moderada ou exaustiva.


Exercício anaeróbio

exercício anaeróbio utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, por isso o nome anaeróbio. Tem alta intensidade, curta duração, envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos e tem como objetivo principal o aumento da massa muscular.
Pode ser basicamente de dois tipos: de velocidade com ou sem carga (corrida, ciclismo, natação), ou lentos com carga (exercícios resistidos como a musculação com pesos e aparelhos) e sem carga (ginástica localizada).


Qual o melhor tipo de exercício para mim?

Exercícios aeróbios e anaeróbios são diferentes, porém se completam. Basicamente, os aeróbios queimam gordura, enquanto os anaeróbios constroem músculos. Além de ajudar a eliminar os quilos extras, os exercícios aeróbios são responsáveis por aumentar o pique e a resistência à fadiga, ajudam a reduzir o estresse e fortalecem o sistema imunológico.

Eles também colaboram para o aumento da produção do neurotransmissor serotonina. Com isso, há uma melhora na qualidade do sono e do humor, assim como a diminuição dos sintomas da ansiedade e da depressão.
Para que a ação de cada tipo seja mais eficaz, é necessário combiná-los. Um programa completo de exercícios deve apresentar os dois tipos de atividade física (aeróbias e anaeróbias).
Assim, o corpo se beneficia da combinação de exercícios por meio da melhora da resistência cardiorrespiratória, fortalecimento dos músculos, além da melhora da flexibilidade muscular. No caso de quem deseja eliminar gordura corporal, ambos produzem efeitos, pois aceleram o metabolismo. Entretanto, o ideal é associar os exercícios a uma dieta alimentar equilibrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!
=D

Página Anterior Próxima Página Home
Real Time Web Analytics