Pesquisar este blog

2leep.com

Alguns Motivos para Consumir Chia


A chia é novidade no Brasil, uma semente encontrada no sul do México, que está prometendo muitas vantagens para a saúde. Riquíssima em uma série de nutrientes, o grão também pode ser um grande aliado na alimentação. É encontrada no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo de Chia pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e afarinha de Chia ou o grão de Chia podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, entre outras receitas. A porção diária recomendada é de 25gr, que equivale a uma colher de sobremesa, se passar um pouco não há problemas, mas seja prudente pois a chia é um tanto calórica (cerca de 164 calorias por porção da semente). Veja tudo o que o consumo diário de Chia pode fazer pela sua saúde.


- Efeito tira-fome: A semente de chia é rica em fibras tanto solúveis quanto insolúveis. Essas fibras ajudam a regular o intestino, evitando ou tratando a prisão de ventre, por exemplo. Enquanto a aveia possui 9,1gr de fibras a cada 100gr do grão, a chia tem 13,6gr de fibra. Também proporciona mais saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago forma uma espécie de ‘gel’ que dilata o estômago, ajudando também no emagrecimento.
- O Ômega-3: A porção de semente de chia tem 400% da nossa necessidade diária de ômega-3. Quando pensamos em ômega-3, logo nos lembramos de peixes, principalmente o salmão, que é muito rico desse nutriente. Porém, de acordo com nutricionistas, 100gr da semente de chia têm oito vezes mais ômega-3 que um pedaço médio de salmão. É responsável por afastar as doenças cardiovasculares, reduzir a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, diminui o colesterol e também aumenta a sensibilidade à insulina. Além disso, regula a pressão dos vasos sanguíneos, evitando assim, o aumento da pressão arterial. Além de todos esses benefícios, o ômega-3 é importante para fortalecer o sistema neurológico, além de evitar depressão e aumentar a absorção de nutrientes.
- Mais cálcio que o leite: para quem tem intolerância à lactose e precisa de uma fonte segura de cálcio, segundopesquisas, 100gr da semente de chia (equivalente a sete colheres de sopa) tem seis vezes mais cálcio que meio copo de leite integral, que tem em média 246gr do nutriente. O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose. Uma porção de semente de chia (25gr) tem cerca de 21% das nossas necessidade diárias de cálcio.
- Mais ferro que o espinafre: Uma ótima notícia para quem torce o nariz para espinafre e outros vegetais ricos em ferro, ou mesmo sofre de anemia, necessitando, portanto, ingerir boas fontes de ferro. Em 100gr de semente de chia contem três vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre, por exemplo. Uma porção da semente tem 67.8% das nossas necessidades diárias em ferro.
- Proteínas para os músculos: É ótima para quem faz atividade física e precisa de uma boa fonte de proteínas para a reconstrução muscular, 100gr da semente de chia carregam 16gr de proteína em sua composição. A vantagem da superdose é que a semente ajuda na manutenção de massa muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda pode complementar as necessidades protéicas, uma porção da semente de chia tem 8.6% das nossas necessidades diárias nesse nutriente.
- Vitamina A para os olhos: A porção diária da semente de chia possui cerca de 20% das nossas necessidades dessa vitamina. Ela melhora o sistema imunológico e protege a pele e os olhos contra o processo de envelhecimento.
- Potássio contra câimbras: Esse nutriente tem grande participação na ação muscular, sendo essencial para quem pratica exercícios físicos todos os dias. A cada 100gr da semente de chia contem duas vezes mais potássio que duas bananas grandes. Nesse caso você pode até consumir a dupla junto, garantindo potássio de sobra para a atividade física. Uma porção de chia tem 6.4% das nossas necessidades diárias de potássio.
- Contem magnésio: Essencial para o pleno funcionamento do nosso cérebro e ligações cognitivas, o magnésio também está muito presente na semente de chia. Em comparação com 100gr de brócolis, a semente de chia tem 15 vezes mais magnésio. A porção possui 27.9% das nossas necessidades diárias desse nutriente.
- Vitaminas do Complexo B: A semente de chia também possui em sua composição a niacina, a tiamina e a riboflavina, todas vitaminas do complexo B, que são fundamentais para o pleno funcionamento do nosso sistema nervoso, além de auxiliar no metabolismo das nossas células, fazendo com que nosso organismo todo funcione melhor. Sua porção tem 13% das necessidades diárias de niacina, 4.6% das de riboflavina e 30% das de tiamina.
- Antioxidantes contra radicais livres: A semente de chia possui ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer.
- Manganês extra: A porção da semente de chia tem 63.5% das necessidades diárias de manganês. Esse nutriente participa na síntese de várias reações enzimáticas, além de estimular o crescimento dos ossos e do tecido conjuntivo.
- Cheia de zinco: Esse nutriente melhora nossa imunidade, paladar, olfato e visão. Também promove a liberação do hormônio do crescimento e ajuda na formação de colágeno. Sua porção contem 12.3% das necessidades diárias de zinco.
- Rica em cobre: Facilita a absorção do ferro, é catalisador na formação da hemoglobina, melhora imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno. A porção da semente possui 30.5% das necessidades diárias de cobre.

 Veja o vídeo super interessante:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!
=D

Página Anterior Próxima Página Home
Real Time Web Analytics