Pesquisar este blog

2leep.com

O Homem pode Produzir Leite Materno?

 Muitas vezes ouvimos sobre a amamentação e logo na nossa mente a imagem da mulher já se forma, mas você já se perguntou se o homem pode produzir leite materno? A resposta é, em casos excepcionais, sim. Enquanto a amamentação é algo natural nas mulheres, lactação masculina é um fenômeno estranho, mas possível.


A glândula mamária, com dutos e mamilo para o fluxo de leite está presente em homens e mulheres. Apenas os homens não são naturalmente programado para produzir leite, exceto, em algumas circunstâncias pode ocorer a modificação da funcionalidade das mamas do sexo masculino.
O que pode causar a produção de leite no homem?
Uma das causas relacionadas a lactação masculina é o prolactinoma, um tumor benigno na glândula pituitária, responsável pela secreção de prolactina, um hormonio que induz a produção de leite e regula a função sexual em homens.
Os sintomas da prolactinoma em homens incluem diminuição da libido, impotência, diminuição da visão, dor de cabeça, ginecomastia (aumento das mamas), hipopituitarismo (função hipofisária baixo) e galactorréia (secreção de leite).
A exposição ao estrógeno ou progesterona, hormônios liberados pelas mulheres durante a gravidez, estimulam as glândulas mamárias do homem e pode causar a secreção de leite. Também o uso de certos medicamentos, tais como dadas aos homens que sofrem de câncer de próstata, tranqüilizantes, antipsicóticos, anti-hipertensivos e os condutores de refluxo gastroesofágico e vômitos.
Os desequilíbrios hormonais durante a puberdade ou em idade avançada e estado de desnutrição ou estresse podem causar distúrbios na glândula pituitária, que regula a produção de hormônios, aumentando assim a quantidade de prolactina e produção de leite.
Há também as não-patológicas condições que podem tornar possível a produção de leite no homem, por estimular as glândulas mamárias atravez de massagem, estimulação dos mamilos e aspiração de sucção.
A sucção do mamilo, como acontece com as mães durante a lactação promove a síntese de mais hormônio prolactina. Acredita-se que se um homem usa uma bomba de mama por 20 minutos todos os dias durante duas semanas, você pode acabar produzindo leite.
A quantidade de leite que podem produzir é menos do que a produzida pela mulher que deu à luz, e depende principalmente secretam os níveis de prolactina. Nas mulheres começa a segregar a partir do início da gravidez e aumenta até o momento do parto, quando o seu número aumenta mais do que nunca.
Embora existem estudos que afirmam que a composição do leite masculino é quase idêntica à do leite feminino e, portanto, impróprios para consumo humano.
Em casos de homens que amamentaram
Foram documentados casos de homens que amamentam seus bebês recém-nascidos quando morrem a mãe, ou prisioneiros da Segunda Guerra Mundial.
Na Sri Lanka em 2002, homem de 38 anos, perdeu a esposa durante o parto e no desespero de ver sua filha sem o leite materno, ofereceu seu peito e amamentou.
Também há uma história comovente que ocorreu em 1992 durante a guerra na Bósnia-Herzegovina, quando um soldado viu a morte de uma mulher que tinha acabado de ter um bebê. Para transportar o bebê, amarrou ele em um casaco modo que foi anexado ao peito, e, instintivamente, o bebê começou a chupar o mamilo. Eles ficaram assim por vários dias até a chegada em um local seguro, para entregar o bebê as autoridades, ele foi capaz de produzir o leite por este período.
Você vê, embora a evolução humana sempre quis que as mulheres amamentasem seus bebês, os homens também pode produzir leite em casos excepcionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!
=D

Página Anterior Próxima Página Home
Real Time Web Analytics