Pesquisar este blog

2leep.com

O que é sedentarismo? E porque eu não consigo deixar de ser sedentária(o)?

O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.

O sedentarismo é um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias crônicas e distúrbios cardíacos. Pesquisas mostram que, o risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta uma vez e meia nas pessoas que não têm uma vida ativa. Mais de 60% da população adulta não pratica exercício físico.

O primeiro passo para se ter uma vida saudável e combater o sedentarismo é consultar nutricionistas e personal trainers especializados, depois dissso, mudar alguns hábitos de vida, de acordo com a orientação dos profissionais de nutrição. 
 
Exercícios como subir escadas em vez de utilizar elevadores, caminhar, andar de bicicleta ou mesmo passear com o cachorro são atividades que estimulam o bem estar físico e mental e reduzem, de forma eficaz, as consequências ligadas à inatividade. Para qualquer prática de exercícios um profissional de saúde deve ser consultado!

No caso de optar por uma prática esportiva ou uma outra atividade específica para emagrecimento, procure por um profissional na área de Educação Física para orientações adequadas, seguras e melhores resultados.

A atividade física regular pode melhorar a saúde das seguintes formas:
  • Reduz o risco de morrer prematuramente;
  • Reduz o risco de morrer de doença cardiovascular;
  • Diminui o risco de desenvolver diabetes;
  • Reduz o risco de desenvolver pressão alta;
  • Ajuda a diminuir a pressão sanguínea;
  • Reduz o risco de desenvolver câncer de colón;
  • Ajuda a controlar o peso corporal;
  • Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis, entre muitas outras melhoras.
É sabido que nem todas as pessoas tem como realizar atividades físicas como são recomendadas de uma forma geral para combaterem o sedentarismo. E por quais motivos essas pessoas continuam sendo sedentárias?

Alguns fatores são:
  • A pessoa possui alguma dificuldade de locomoção seja lá por qual motivo;
  • A pessoa não tem como mudar seus hábitos alimentares devido ao ambiente de trabalho, familiar ou ambos;
  • A pessoa não se beneficia de exercícios físicos de forma suficiente para compensar a nutrição inadequada.
Esses são alguns motivos mais frequentes e muitos outros existem favorecendo o sedentarismo. Muitos casos são válidos e somente nutricionistas serão capazes de oferecer uma dieta adequada para cada caso.

As nutricionistas avaliam para cada paciente alguns fatores como: Hábitos alimentares; Histórico de doenças; Estilo de vida; Percentual de gordura corporal; Índice de Massa Corporal; Situação de trabalho; Situação familiar; entre muitos outros aspectos. E é levando em consideração todas essas informações, que a nutricionista elabora um cardápio individual de acordo com a necessidade do paciente.

Somente um profissional qualificado pode indicar uma dieta adequada para o sedentarismo ‘involuntário’. Consulte sempre seu nutricionista para situações em que o sedentarismo em sua vida não tem como ser evitado!


Fonte: Adaptado de  www.nutricaoempratica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!
=D

Página Anterior Próxima Página Home
Real Time Web Analytics